segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Isla del Sol e Copacabana - Bolívia

Fomo cedo para a rodoviária e pegamos o ônibus para Copacabana. 

Assim que chegou o momento de entrar no ônibus.. SURPRESAAAAAA... esquecemos a tarjeta de la imigración no hostel e para sair do Peru e entrar na Bolívia precisava dela.. como não ia dar tempo de voltar e pegar , optamos por ir sem e pagar a taxa na fronteira Peru- Bolívia.

No caminho paramos para quem quisesse fazer o câmbio para a moeda boliviana e seguimos para a fronteira. 

Chegando lá tinha uma fila grande para o processo de saída do Peru e entrada na Bolívia.Lá o câmbio era bem pior do que na lojinha que paramos na estrada. 


Chegamos em Copacabana e o guia nos deu um tempinho para almoçar. Sentamos em um dos muitos restaurantes existentes a beira do Titicaca mas a comida demorou MUITO pra ficar pronta e como estava quase na hora de encontrar o guia no porto para pegarmos o barco para a Isla do Sol, pedimos para embalar a comida pra viagem e saímos correndo pra nos reencontrarmos com o guia. 




Isla del Sol

É o berço da civilização inca. Hoje lá há comunidades quechuas e aimarás, que sobrevivem de artesanato, turismo e da criação de animais como lhamas e ovelhas. São pessoas simples, que ainda vivem de maneira rústica e que até mesmo conversam em seus idiomas tradicionais indígenas (além do espanhol em alguns casos). 
 Logo que descemos do barco pagamos uma taxa de 10 Bolivianos para entrada na ilha que é cobrada pela comunidade que lá habita. Nem sempre os vendedores de tour avisam sobre essa taxa, o que leva alguns turistas a reclamarem.

A chegada na ilha...


Depois de subir muitos degraus , uma vista linda do Lago Titicaca..


A disputada fonte da juventude..


Tivemos tempo livre para explorar a ilha, as vistas do Lago são incríveis. O comércio da ilha está basicamente onde chegam os barcos de passeios. No reto da ilha a predominância são as casas dos moradores e plantações.



A ilha é bem grande e tivemos que caminhar rápido pra explorar o máximo possível no tempo disponível. 
Ainda no barco para a Isla del Sol tivemos que escolher se iríamos pegar o barco da volta para o porto no lugar em que desembarcamos ou se iríamos atravessar a ilha todo e embarcar do outro lado da ilha. 
Como o tempo era pouco e a altitude dificulta um pouco, optamos por pegar o barco no lugar em que desembarcamos e fomos até as ruínas de Pilko Kaina (ou Templo del Sol)de barco. 








Mais alguns registros do Lago na volta para o porto de Copacabana .

O trajeto durou 1 hora e meia até a ilha e foi realizado de forma bastante tranquila, em baixa velocidade. O barco estava bastante lotado e apertado devido às enormes mochilas que alguns passageiros carregavam consigo.




Antes de voltarmos para Puno fizemos várias compras nas lojinhas de artesanato e fomos pegar o ônibus de volta para o Peru. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário