sábado, 22 de julho de 2017

Andrés Carne de Res: a cobiçada balada de Bogotá

Andrés Carne de Res é um restaurante que foi inaugurado em 21 de junho de 1982 na cidade de Chía e em pouco mais de 30 anos se tornou um dos principais restaurantes de Bogotá, tanto por sua ótima comida quanto por sua decoração nada tradicional.
No ano de 2009, acompanhando o desenvolvimento da cidade, o Andrés Carne de Res inaugurou o 
Andrés D.C. na Zona Rosa da capital colombiana com o mesmo conceito do restaurante original. Nós experimentamos o Andrés D.C. na Zona Norte.


Como ficamos hospedados na Zona Rosa, fomos a pé (minutos de caminhada). Para quem vai de Transmilenio, a estação mais próxima é a Heroes que é atendida pela linha B. Saindo da estação , caminhe mais 15 minutos até chegar no Andrés D.C.

Endereco: Calle 82 A No. 12-21 , El Retiro , Shopping Center.

Depois de subir as escadas do restaurante tem um caixa onde você paga a entrada. No dia em que fomos era Dia do Amor e Amizade na Colombia (Dia dos Namorados) e por isso tinha a festa temática "Amor Disco".Para essa data especial teve distribuição de lindas rosas vermelhas colombianas e pinturas faciais. 
O preço do ingresso foi 25.000 COP por pessoa (R$ 26,00). 




A estrutura da casa, baseada em andares, permite a apresentação de atrações circenses.Os quatro andares são inspirados na “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e fazem referências ao inferno, terra, purgatório e céu. Elementos como luzes, letreiros e recortes de papel, corações, máscaras, imagens religiosas e flores ajudam a dar essa ambientação.

Para completar, funcionários caracterizados se misturam ao público levando música, dança e simpatia aos clientes. Os ritmos dominantes no local são os latinos, como merengue, salsa e rumba, com direito a músicas brasileiras.

Porém, o lado “restaurante” do lugar não fica atrás, e o extenso cardápio é um verdadeiro pesadelo para os indecisos, pois conta com mais de 800 itens. Entre os destaques estão a arepa com queijo (prato típico colombiano feito à base de milho) e os patacones (bananas verdes fritas, muito populares no país). 

Veja o cardápio completo ! 


 








Nosso pedido foi o seguinte: uma tábua de frango com acompanhamento de cebolas salteadas, duas bebidas alcoolicas e um drink ( mais a propina) e a conta deu 120.076 COP.





O local possui chapelaria de uso gratuito. Além disso você pode pagar a conta e continuar na casa curtindo a noite e circular livremente por todos os andares e ambientes.




Dicas sobre o Andres Carne de Res

O restaurante acaba sendo uma das atividades turísticas para fazer em Bogotá e sem dúvida vale a pena visita. Se você odeia lugares barulhentos e cheios de gente, vá no começo da noite, ao redor das 19h costuma ser bem tranquilo. Após as 22h, o lugar dá espaço a uma balada e costuma lotar de gente em busca de música e bons drinks para dançar até o chão! Se você quer comer comida típica e de raiz, não é o lugar ideal, ainda que seja um restaurante com especialidades colombianas. A mão dos chefs pesa um pouco para o paladar americano e pode ser que você encontre sabores mais novayorquinos que bogotanos por ali. Mas te garanto que você não vai encontrar nada parecido em nenhum outro lugar do mundo!

Reserve pela internet 

Se você não quiser ou não puder dirigir na volta, principalmente se for tomar álcool, o restaurante oferece um serviço bem legal que é um motorista particular para te deixar no seu hotel (ou casa) usando o seu próprio carro. Informe-se com eles na sua chegada, as tarifas são um pouco menores que um táxi. Outra ideia é ir e voltar de táxi, saindo de Bogotá são cerca de 30 minutos a corrida que pode custar ao redor de 100mil pesos colombianos (mais ou menos 35 dólares), dependendo do seu local de origem.

sábado, 8 de julho de 2017

Comidas Típicas Colombianas

Salgados como as “almojábanas” e os “pandeyucas” (tipo de pão de queijo)

Ajiaco: Sopa feita com uma variedade de batatas do tipo crioula, pastusa e sabanera a qual se adicionam guascas (picão branco), milho e frango , entre outros ingredientes.



Fritanga o picada: Salsicha, “morcilla” (linguiça preta recheada), torresmo, linguiça, batatas, plátano maduro e costela de porco são alguns ingredientes da “fritanga o picada”.

Patacones : pedacinhos fritos de banana da terra muito, muito crocantes. Essa é a base do patacón, típico e simples prato colombiano, que pode ser servido assim, puro, ou com patês de frango, guacamole, vinagrete,ou o que você quiser.



Pandebonos (pães assados feitos com mandioca e queijo)

Arepas: espécie de panquequinhas de milho.





Empanadas (sempre fritas)




Buñuelos: bolinhos com massa de queijo costenho.



Tinto: café colombiano servido mais fraco

Arequipe: doce de leite colombiano, que recheia as obleas (biscoito fininho que parece um biju em formato de disco) vendidas nas ruas.

Changua: Ovos, leite, coentro e cebola são alguns ingredientes da changua, um caldo ao qual é possível adicionar arroz.

Cayeye: Típico da costa colombiana, esse é outro prato que tem como base o plátano. Diferente do patacón, é uma massa semelhante a um purê, temperado com cebola, queijo e diversos tipos de molhos.

Plátanos : um tipo de banana-da-terra quase nada doce. Com ele se faz o Patacón – plátano verde amassado em forma de placa, frito ou assado, bem crocante, que acompanha muitos pratos salgados

Arroz de coco: nas versões “queimado” (marronzinho, o mais comum) e branco. É um arroz agridoce feito com leite e óleo de coco, açúcar mascavo (que dá o tom marrom) e passas.





Frutas : Adoro experimentar frutas exóticas, mesmo que em sucos, sorvetes ou drinks. Além de fazer uma busca prévia sobre as frutas do país pra onde viajo, quando estou no destino vou visitar os mercados, lá eu descubro suas iguarias. As frutas colombianas diferentes que encontrei: lulo, corozo (parece uma uva, mas é muito ácida e não se consume pura, só em sucos e sorvete), granadilla e curuba (essas 2 são da família do maracujá), feijoa (parece uma goiaba branca), borojo, papayuela, caimito, tomate de árbol, tamarindo, gulupa, uchuva, pitaya. Outras frutas são conhecidas nossas, mas possuem outros nomes: guanábara (graviola), mamey (abricó), zapote (sapoti), fresa (morango), sandia (melancia), anón (fruta-do-conde).

Comidas de rua : Se entregue às carrocinhas com lanches na rua! São muito comuns: pan de bono (pan de yuca = aipim), arepas, patacones. As palenqueiras (mulheres com roupa típica e bacias com frutas) vendem saladas de frutas (com sandia, …), e mangobiche (tiras de manga verde com sal)

Cervejas: As cervejas mais populares são Aguila (e Aguila Light) e Club Colombia, que estão no nível das nossas Brahma-Antarctica. Há ainda a Costeñita, … e as artesanais, principalmente da BBC (Bogotá Beer Company) e Apóstol.

Outras bebidas alcoólicas: o Rum caribenho é muito conhecido e a Colômbia não fica atrás em sua produção, consumo, e produção de drinks. Michelada é um drink feito com cerveja, suco de limão e molho de pimenta. Refrigerantes Locais (gaseosas): Postobon (cor-de-rosa), Quatro, Colombiana. Muitos refrigerantes de maçã (manzana) e até de café!!!



Michelada

Outras bebidas não alcoólicas: Malta (uma cerveja não fermentada, sem álcool, doce e com gosto de melado), Limonada de coco (suco de limão com leite de coco, com um sabor sensacional!), chica de mamón (suco da fruta mamoncillo), mangobiche (versão suco da mistura de manga verde com sal, leva suco de limão).


Limonada de Coco

Café: como não falar do café colombiano, né? Mais fraco que o nosso, mas delicioso. As marcas famosas são Juán Valdez e Sello Rojo, encontradas em qualquer mercado.